Zona azul de Lages, SC

Com inicio das operações em dezembro de 2020, o estacionamento rotativo eletrônico no município de Lages/SC contará com aproximadamente 2.500 vagas distribuídas por regiões da cidade. O controle rotativo inicia de segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00. Sábados das 08:00 às 13:00. O usuário contará com o uso totalmente digital (aplicativo via Smartphone ou website) ou de forma avulsa (parquímetro e postos de vendas).

Ative agora

Caso prefira, faça a ativação do estacionamento de forma descomplicada e sem auxílio de parquímetros, monitores ou cadastros.

Clique no botão abaixo, pague com pix e ative a sua vaga agora!

Ative agora via pix

Como Funciona

É muito importante você saber que é possível utilizar o estacionamento rotativo de forma totalmente digital ou então da maneira tradicional que são os tickets avulsos.

Utilizando de forma Digital

É a forma mais prática e simples e funciona da seguinte maneira: Você precisa se cadastrar aqui em nosso site, ou então com um monitor nas ruas, este cadastro é realmente bem simples e descomplicado.

Depois do cadastro, é necessário comprar créditos virtuais que podem ser adquiridos com qualquer monitor nas ruas, nos PDV's ou aqui no site.

Após obter os créditos, você pode utilizar o estacionamento rotativo sem precisar se deslocar até um monitor, utilizando seus créditos virtuais com mensagens de celular (SMS), com aplicativo (android/iphone), aqui pelo site ou ainda com qualquer monitor na rua. Veja todos os detalhes.

Utilizando Parquímetro

Você também consegue utilizar a Zona Azul através dos parquímetros, sendo um uso alternativo para quem não quer utilizar o sistema via seu celular Smartphone. O Parquímetro funciona através de cartões pré-pagos, cartão de crédito e débito ou moedas.

É possível adquirir seu cartão pré-pago nos postos de vendas credenciados ou com os monitores identificados nas ruas. Com o cartão em mãos, basta ir até o parquímetro e fazer a alocação. Veja aqui todos os detalhes.

Utilizando o Posto de Venda

Por meio de dinheiro, cartão de crédito e débito ou os cartões pré-pagos (os mesmos que você utiliza nos parquímetros), você consegue fazer recarga e ativação de tempo de forma prática, uma alternativa caso o parquímetro não esteja próximo a você ou caso queria auxilio do posto de venda.

Para fazer alocação de tempo de estacionamento, os usuários podem se dirigir aos Postos de Venda e informar a placa do veículo, qual o tipo de pagamento deseja, o atendente irá imprimir o recibo de pagamento que serve apenas para o controle do usuário, sendo assim, o motorista não precisa retornar ao veículo após a utilização.

Os créditos do cartão pré-pago não são vinculados aos créditos da conta digital via celular, eles são de uso exclusivo para postos de vendas ou parquímetro. Veja todos os detalhes.

Utilizando com tickets

Sempre que estacionar em uma vaga do rotativo, você também pode utilizar tickets avulsos. Para isso dirija-se até um monitor identificado da empresa ou então a um posto de venda (PDV) e efetue o pagamento do tempo de permanência desejado. O monitor ou Posto de venda lhe entregará o ticket e você estará regular. Veja aqui todos os detalhes.

Em Lages, é possível comprar tempos para a Área azul:
Italian Trulli

Tarifa carro 1 hora

R$ 2,60

Tempo máximo de Permanência:
2 horas

Italian Trulli

Tarifa Motocicletas 1 hora

R$ 1,30

Tempo máximo de Permanência:
2 horas

Italian Trulli

Tarifa Deficiente Fisico 1 hora

R$ 2,60

Tempo máximo de Permanência:
2 horas

Italian Trulli

Tarifa Idoso 1 hora

R$ 2,60

Tempo máximo de Permanência:
2 horas

Italian Trulli

Tarifa Carga e Descarga 30 minutos

R$ 2,60

Tempo máximo de Permanência:
1 horas

Fracionamento de tempo

Em Lages usando o formato digital, o usuário poderá pagar somente o tempo que permaneceu na vaga. Ao sair da vaga, basta parar a alocação digital e os créditos do tempo não utilizados irão voltar para sua conta digital da cidade. Ex.: Se o usuário alocar 1 hora e permanecer na vaga apenas 45 minutos, poderá via aplicativo acionar o botão "Parar alocação" e o valor fracionado dos 15 minutos restantes retornarão para o usuário.

Mas atenção, a permanência mínima em Lages é de 15 minutos.

Formas de Utilização

Digital

Para usar de verdade o Estacionamento Digital, você precisa fazer um rápido e simples cadastro conosco, neste cadastro você pode colocar créditos de estacionamento para depois usar estes créditos com alguma das opções abaixo:

- Mandando uma mensagem para o nosso número, com as palavras "lages vaga". Veja o número disponível para Lages logo abaixo.

- Utilizando a internet acessando a área do usuário, e realizando alocação de qualquer veículo.

- Baixando nosso aplicativo para seu smartphone Android ou iPhone.

- E ainda disponibilizamos, caso algum dia tenha problemas com seu celular ou com a internet, utilizar seus créditos nos aparelhos de nossos monitores nas ruas.

Mais detalhes

Ticket

Para ativar tempo de estacionamento com ticket, sempre que estacionar você precisa procurar pelos monitores nas ruas ou postos de venda (PDV).

Eles estarão aptos a vender a quantidade de tempo que você precisar de forma avulsa, emitindo na hora o comprovante com as informações de sua alocação.

Parquímetro

Uma grande alternativa prática depois do uso digital é o uso do parquímetro. É possível utilizá-lo de três maneiras: via cartão pré-pago, cartão de crédito/débito e o uso com moedas.

Os parquímetros estão disponíveis para: recarga de crédito dos cartões pré-pagos e alocação de tempo. O cartão pré-pago serve tanto para o parquímetro quanto para os postos de vendas cadastrados.

O cartão pré-pago serve tanto para o parquímetro quanto para os postos de vendas cadastrados.

Postos de Vendas

As máquinas para uso de recarga de crédito estão disponíveis nos postos de vendas (PDV) cadastrados do Estacionamento Digital.

Para fazer alocação de tempo de estacionamento, os usuários podem se dirigir aos Postos de Venda e informar a placa do veículo e qual o tipo de pagamento deseja, o atendente irá imprimir o recibo de pagamento que serve apenas para o controle do usuário, sendo assim, o motorista não precisa retornar ao veículo após a utilização.

O mesmo cartão pré-pago que é utilizado na máquina de PDV, você também consegue utilizar nos parquímetros de Lages - SC.

Confira o passo a passo

01 Cadastro

O Estacionamento Digital permite que você aloque vagas na Zona Azul, através de mensagens de texto do seu celular (SMS), via site ou através do aplicativo no Google Play e Apple Store, assim você não precisa procurar um monitor ou posto de venda (PDV) para adquirir o ticket de estacionamento. Para isto, basta você se cadastrar, veja como é fácil:

Existem três formas de se cadastrar:
Cadastro via aplicativo

Baixe o app "Estacionamento Digital" no Google Play ou na Apple Store. Abra o app e escolha a opção "criar uma conta" e preencha o formulário de cadastro, aonde você deve informar o seu nome completo, e-mail e placa do seu veículo.

Você receberá um e-mail para confirmar o cadastro. Basta abri-lo, clicar no link destacado e pronto! Você já pode utilizar as facilidades do Estacionamento Digital via aplicativo ou através do site.

Com o app além de fazer compra de créditos e alocação de tempo, você também visualiza o mapa de vagas, confere seu saldo, extrato da conta e além disso o aplicativo ainda sinaliza quando o tempo de estacionamento está chegando ao fim! Você pode cadastrar várias placas de veículos, e com o seu celular cadastrado no sistema, é possível também ativar tempo via mensagem de texto (SMS).

Cadastro do seu automóvel através da internet

Através do nosso site Estacionamento Digital, estão também todas as funcionalidades do app. Clicando em "acesse agora" na página inicial, você também consegue se cadastrar no sistema, e o passo a passo é igual ao do aplicativo. Prático, rápido e descomplicado.

Cadastro do seu automóvel através do monitor

Você também pode se cadastrar com nossos monitores nas ruas, basta informar a ele a placa do seu veículo e o número do seu celular.

É necessário fazer a confirmação do número do celular, dessa forma, você receberá uma mensagem de texto (SMS) com o código "PIN" que deverá ser informado ao monitor. Depois disso, basta adquirir créditos digitais com os monitores e utilizar as vagas através de mensagens de texto (SMS).

Para ter as facilidades do app, basta completar seu cadastro baixando o nosso aplicativo ou acessando o site do Estacionamento Digital, conforme descrito ao lado. Lembrando que não é obrigatório concluir o cadastro pela internet ou aplicativo, uma vez confirmado seu celular pelo monitor, você está a apto a utilizar o sistema via mensagem de texto (SMS).

02 Adquirir crédito digital
Créditos

Você precisa adquirir créditos digitais para poder estacionar na Zona Azul. É possível adquirí-los através do aplicativo, site, postos de venda ou com nossos monitores. Pelo aplicativo/site, você poderá utilizar o seu cartão de crédito, débito ou até mesmo pagar via boleto! Com os monitores através de dinheiro/espécie, basta informar o seu e-mail de login ou número de telefone do cadastro ou seu CPF.

03 Utilização do sistema

Pelo site ou pelo aplicativo é bastante simples alocar uma vaga ou verificar o seu saldo, basta abrir o aplicativo ou site, fazer seu login e o sistema já irá conduzir você para o que você quer fazer. Pelo site ou aplicativo é possível alocar uma vaga para qualquer placa de veículo que você queira, basta informar a placa desejada quando o aplicativo solicitar.

A utilização via SMS também é simples, veja as opções abaixo:

Alocar uma vaga
lages Vaga

É só enviar um SMS (mensagem de texto) com a mensagem "lages vaga" do seu celular previamente cadastrado e pronto!

Recursos Avançados

Juntamente com a mensagem lages VAGA você pode enviar uma série de outras informações, necessárias para alguns tipos de conta específicas, mas totalmente opcionais para a maioria dos nossos usuários. Veja só:

- Envio do número da vaga: incluir o número da vaga onde estacionou. Ex.: lages vaga 1005.

- Envio de número de horas: para alocar a vaga por 2 horas você pode mandar a quantidade. Ex.: lages vaga 2

- Envio de senha: incluir a letra "p" mais a senha de 4 dígitos. Ex.: lages vaga p1234

- Você ainda pode enviar tudo ao mesmo tempo como por exemplo: lages vaga 2 1005 p 1234. Neste caso estará alocando a vaga 1005, por 2 horas com a senha 1234.

Consulta o seu saldo
lages Saldo

Envie um SMS (mensagem de texto) do seu celular previamente cadastrado, simplesmente com a mensagem "lages saldo".

Caso o seu celular estiver em mais de uma conta, envie também sua senha de 4 dígitos, por exemplo: lages saldo 1234

Número para SMS

Abaixo o número oficial para recebimento de mensagens de texto (SMS) para Lages - SC, utilize somente este número para uso do nosso sistema. Ao enviar o SMS é necessário que o texto no corpo do SMS inicie com "lages", exemplo: "lages vaga".

Este número é somente para envio de mensagens, ele não é monitorado por nós, somente pelo nosso sistema automático.

Uso do parquímetro

Notificação - Autuação

Será considerado como irregular a utilização das vagas de estacionamento rotativo pelo usuário que não atender as regras estabelecidas pela legislação pertinente, ficando sujeito à aplicação de Auto de Infração, penalidades e/ou medidas administrativas previstas na Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro e na Lei Municipal nº 4.127, de 17 de setembro de 2015, o veículo que:


Não efetuar pagamento da tarifa correspondente;

Ultrapassar o tempo máximo de estacionamento de duas horas na mesma vaga, respectivamente ao tipo de vaga;

Expirar o prazo de validade do período pago de estacionamento;

Estacionar automóvel na vaga de moto e/ou moto na vaga de automóvel, de acordo com a sinalização vertical e horizontal ou em qualquer outra vaga em desacordo com este decreto;

Realizar carga e descarga em desacordo com a sinalização regulamentar e fora das vagas destinadas para esse fim;

Estacionar veículo fora das delimitações individuais da vaga numerada;

Estacionar nas vagas exclusivas de idoso e/ou de portador de necessidades especiais, sem o cartão de identificação emitido pelos órgãos competentes.

AVISO DE IRREGULARIDADE

A resposta ao Aviso de Irregularidade ou a qualquer outra infração de trânsito é de responsabilidade do corpo de Agentes de Trânsito do Município. Não é possível regularizar. Notificações a cada duas horas para o mesmo veículo.


Atendimento Presencial

Confira o funcionamento da
Central de Atendimento ao Usuário em Lages:

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta, das 08h às 19h | Sábado das 08h às 13h

Telefone
(49) 3021-8291

Endereço:
Rua Marechal Deodoro, 198 - Centro

(City Lages - Sala 10B)

Postos de Venda

Para facilitar ainda mais a compra de horas de estacionamento, disponibilizamos na cidade uma relação de pontos de vendas aptos a vender créditos digitais para sua conta, ou ainda tickets de estacionamentos avulsos, sempre que precisar basta procurar um mais próximo a sua localização. Em breve será listado todos os postos de vendas.

Horário de Operação

Segunda à sexta das 08h00 às 19h00
Sábado das 08h00 às 13h00

O sistema Estacionamento Digital está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para você realizar consultas, manutenções em seu cadastro e ainda para compra de créditos ou regularizações.

Mapa de vagas

Conheça toda a área da zona azul no município de Lages.

Abrir mapa

Comece a Utilizar

O cadastro é tão rápido quanto o sistema

Use Agora