Zona azul digital São Paulo, SP

A zona azul digital de São Paulo está em operação desde julho de 2016, foi implantado pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET - SP) para substibuíção dos antigos talões de papel, que dão lugar ao Cartão Azul Digital (CAD), que podem ser adquiridos em postos de vendas crenciados ou pela maneira mais prática que é via aplicativo para smartphone, baixe já o seu:

Como Funciona

É muito importante você saber que a partir de dezembro de 2016 somente é possível utilizar o estacionamento rotativo de São Paulo da forma digital, sem talões, através de Postos de Vendas (PDV) credênciados ou pelo aplicativo para Android e iPhone.

Utilizando de forma Avulsa via PDV

Para um uso mais esporádico, você sempre que estacionar em uma vaga da zona azul, deve-se dirigir até um Posto de Venda identificado (PDV) e efetuar o pagamento do tempo de permanência desejado. O Posto de Venda lhe entregará seu ticket e você estará regular.

Ao realizar a fiscalização o Agente da CET irá consultar no banco de dados se a placa do veículo pagou a tarifa de estacionamento.

Utilizando de forma Digital

Para não depender de ter que se deslocar até um posto de venda, o usuário pode baixar o aplicativo de zona azul em seu smartphone, para isso é só procurar na loja de aplicativos do seu celular, Google Play (Android) ou App Store (iPhone), por "Estacionamento Digital" e instalar nosso aplicativo.

Para poder utilizar, você precisa se cadastrar aqui em nosso site, ou então diretamente no aplicativo quando baixar ele, este cadastro é realmente BEM simples e descomplicado mas obrigatório para São Paulo.

Depois do cadastro, você então pode comprar os créditos virtuais, que podem ser adquiridos também aqui no site ou diretamente no aplicativo.

Depois que tiver créditos, você pode utilizar a zona azul sem precisar se deslocar até um posto de venda, você pode utilizar seus créditos virtuais a cada vez que for utilizar uma vaga com um simples click ;). Veja todos os detalhes.

Quando você utiliza o aplicativo, sua placa é enviada online para todos os agentes de trânsito que fazem a fiscalização pela placa do veículo.

Em São Paulo, cada cartão azul digital (CAD) possui um preço padrão:
  • Automóveis e caminhões

    R$ 5,00
Tempos de Permanência:

Não é possível utilizar mais de 2 cartões azul digital ao mesmo tempo. O tempo de cada cartão varia por região veja abaixo.

Veja os horários e tempos de permanência por região de São Paulo

2ª á 6ª FEIRA
SÁBADO
DOMINGO
TEMPO DE PERMANÊNCIA
POSSUI Z.A. CAMINHÃO
POSSUI Z.A. FRETAMENTO

Aplica-se a regra:

*Sinalização contempla o uso do cartão aos feriados.

Uso via Aplicativo Passo a Passo

01 Cadastro

O Estacionamento Digital permite que você use vagas na Zona Azul via aplicativo android/iOS, eliminando a necessidade de procurar sempre um posto de venda (PDV) para adquirir o ticket de papel. Para isto, basta que você nos informe, através do cadastro, poucos dados como a placa do seu automóvel para que os fiscais possam validar a sua alocação durante a fiscalização e seu CPF exigido em São Paulo.

Através do site Estacionamento Digital, clique em Acesse Agora na página inicial, ou só abrir o aplicativo Estacionamento Digital no seu smartphone. Depois escolha criar uma conta e preencha o rápido cadastro, aonde você deve informar apenas o seu nome completo, e-mail, CPF e placa do seu veículo.

Você receberá um e-mail para confirmar que seu endereço de e-mail está correto e pertence a você. Basta abri-lo, clicar no link destacado e pronto!

Através da internet você poderá verificar o saldo, adquirir créditos virtuais, incluir outras placas de carro para utilizar os créditos adquiridos entre outras facilidades.

Em nosso site ou em nosso aplicativo existe a opção "Atualizar Cadastro" para realizar qualquer mudança que venha a ser necessária. Em Atualizar Cadastro você pode incluir o número do seu celular, com ele cadastrado você poderá consultar seu saldo ou ativar cartão através de uma simples mensagem de celular (SMS) para nosso número oficial, veja mais detalhes abaixo.

02 Adquirir crédito virtual ou CAD

Você precisa adquirir crédito virtual para poder estacionar. A aquisição de créditos virtuais pode ser realizada de duas formas: crédito na Rede Estacionamento Digital ou Compra de CAD.

Crédito na Rede Estacionamento Digital: este crédito pode ser utilizado em todas as cidades e locais que operamos e não só em São Paulo. A Rede Estacionamento Digital está presente em várias cidades do litoral paulista e do Brasil, além de pátios e estacionamentos privados.

Aquisição direta de Cartão Azul Digital (CAD): são válidos somente em São Paulo, a compra de CAD somente vale a pena caso você compre 10 unidades de CAD, pois aí o valor pago será o equivalente a 9 cartões ou seja paga 9 e recebe 10.

Você pode consultar seu saldo e seu extrato a qualquer momento em nosso site ou aplicativo, logo na tela inicial seu saldo é apresentado ou procure por "Extrato" para visualizar o detalhamento. Caso tenha seu celular cadastrado, você também pode enviar um SMS para nosso número oficial abaixo com o seguinte texto: "saopaulo saldo" e iremos lhe enviar o seu saldo via mensagem de texto.

03 Ativando CAD

Pelo aplicativo é bastante simples ativar um cartão azul digital, basta abrir o aplicativo, fazer seu login caso já não esteja logado, e o sistema já irá conduzir você para a opção Ativar novo Cartão.

Veja as opções que você terá para Ativar um novo Cartão:

- 1. Escolher a placa, já estará preenchido com sua placa cadastrada, mas você pode utilizar qualquer outra.

- 2. Escolher a Regra, baseado na sinalização da região onde parou seu veículo, seu cartão pode ter uma validade em minutos maior ou menor, mas para mais de 90% dos casos utilize a regra Geral que vale 1 hora para cada cartão, veja um pouco abaixo qual regra escolher conforme sinalização.

- 3. Quantidade de cartões, 1 ou 2 onde para regra Geral (aplicada para a maioria dos casos) será 1 ou 2 horas, mas no aplicativo é demonstrado a duração do tempo baseado na regra da sinalização, fique tranquilo.

- 4. Tempo de alerta, você pode definir quantos minutos antes de terminar o tempo do seu cartão o aplicativo irá lhe alertar no celular.

Pronto, ao ativar você irá receber a confirmação bem como o número que identifica esta ativação junto a CET, não se preocupe em anotar, este número estará sempre disponível em seu Extrato.

Ativação alternativa via SMS:

Alternativamente, quando tiver problemas com internet, você também pode ativar seu cartão via mensagem de texto (SMS), enviado para nosso número oficial abaixo com o seguinte texto "saopaulo vaga" e iremos responder em segundos confirmando a ativação para a regra Geral, placa padrão, e 1 cartão.

Recursos Avançados via SMS:

Via SMS você também poderá escolher a Placa, Regra e Quantidade: veja como ficariam possíveis mensagens:

- "saopaulo vaga geral 2 MAB1234": Ativar 2 cartões para a regra Geral para a placa cadastrada MAB1234;

- "saopaulo vaga especial": Ativar 1 cartão para a regra Especial para a placa padrão, como a regra especial o tempo minimo é de 2 horas;

- "saopaulo vaga especial 3": Ativar 1 cartão para a regra Especial equivalente a 3 horas para a placa padrão;

- "saopaulo vaga especial 4": Ativar 2 cartões para a regra Especial equivalente a 4 horas para a placa padrão;

- "saopaulo vaga especial 6": Ativar 2 cartões para a regra Especial equivalente a 6 horas para a placa padrão;

- "saopaulo vaga bolsao": Ativar 1 cartão para a regra Bolsão Caminhão para a placa padrão;

Uso via SMS

O Estacionamento Digital disponibiliza para seus usuários já cadastrados e com crédito um método de acionamento de cartões alternativo, para aqueles casos quando sua internet no smartphone estiver falhando. Basta enviar um SMS para o número abaixo com as palavras "saopaulo vaga" (veja na sessão acima todos os detalhes de como utilizar).

Este número é somente para envio de mensagens, ele não é monitorado por nós, somente pelo nosso sistema automático.

Entenda as REGRAS pela sinalização

O Cartão Azul Digital – CAD deve ser utilizado para regularizar o estacionamento do veículo, em todas vias que estiverem sinalizadas com placas com a mensagem "OBRIGATÓRIO CARTÃO AZUL".

É permitido usar 1 ou no máximo 2 Cartões/CAD para estacionar na mesma vaga durante o tempo de validade do Cartão/CAD. O veículo deve ser retirado da vaga após o término do tempo permitido, caso contrário será considerado estacionado de forma irregular e ficará sujeito a aplicação de penalidade (multa grave – 5 pontos) e medida administrativa (guinchamento).

Observe sempre a placa de sinalização para verificar o tempo de validade do Cartão/CAD, os dias da semana, o horário de funcionamento e demais condições para estacionamento.

O TEMPO DE VALIDADE DO CARTÃO/CAD varia de acordo com o local de estacionamento:

REGRA GERAL:

Vale para a maioria das vagas – use 1 Cartão/CAD para 1 hora e 2 Cartões/CAD para 2 horas. Esta regra vale quando a placa de sinalização não apresenta o tempo de validade do Cartão/CAD.

BOLSÃO CAMINHÃO:

Nos trechos de via sinalizados para o estacionamento de caminhão, caminhonete e veículo misto – use 1 Cartão/CAD para 30 minutos e 2 Cartões/CAD para 1 hora - conforme indicado na placa. ATENÇÃO: quando estes tipos de veículos usam as vagas fora do Bolsão Caminhão ou estacionam no Bolsão Caminhão da Rua Santa Rosa, vale a REGRA GERAL (1 Cartão/CAD para 1 hora e 2 Cartões/CAD para 2 horas).

Praça Charles Miller

Parque Ibirapuera

ÁREAS ESPECIAIS:

Em algumas áreas consideradas especiais, o tempo de validade do Cartão é diferente e está indicado na placa de sinalização. EXEMPLOS: no Parque Ibirapuera e no Parque da Aclimação, 1 Cartão/CAD para 2 horas e 2 Cartões/CAD para 4 horas; na Praça Charles Miller 1 Cartão/CAD para 3 horas e 2 Cartões/CAD para 6 horas.

Não é necessário deixar nenhum comprovante de pagamento do CAD no interior do veículo.

Nas vagas reservadas para pessoas idosas, portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção, também é obrigatório portar no veículo o Cartão emitido pelo Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV.

À Prefeitura do Município de São Paulo, à Companhia de Engenharia de Tráfego – CET ou a empresa distribuidora de cartão azul digital não caberão, em nenhuma hipótese, responsabilidade indenizatória por acidentes, danos, furtos ou prejuízos que os veículos ou seus proprietários possam vir a sofrer nos locais delimitados pelo Estacionamento Rotativo Zona Azul.

Comece a Utilizar

Procure por "Estacionamento Digital" na sua loja de aplicativos Android ou iPhone.